Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > História da Participação de Estrangeiros no Curso de Formação de Diplomatas do IRBr
Início do conteúdo da página

História da Participação de Estrangeiros no Curso de Formação de Diplomatas do IRBr

 

Sob a égide dos programas de cooperação internacional e de Memorandos de Entendimento de cooperação acadêmica, o Instituto recebe todos os anos, desde 1976, diplomatas estrangeiros, que participam do Curso de Formação juntamente com os novos diplomatas brasileiros.

O programa de cooperação para a formação de diplomatas estrangeiros é executado com o apoio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e da Divisão da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (DCPLP), que oferecem bolsas e passagens aéreas para participantes de alguns países.

A presença dos diplomatas estrangeiros contribui para o enriquecimento da formação dos diplomatas brasileiros, os quais têm a oportunidade de iniciar suas carreiras com a experiência de convivência e compartilhamento de visões e ideias com colegas de diferentes países. Os alunos estrangeiros têm a oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre a realidade brasileira e tornam-se mensageiros em seus países de origem e em suas vidas profissionais do que vivenciaram nesta academia diplomática e no Brasil.

Até o presente, 267 diplomatas estrangeiros, oriundos de 50 países e de um organismo internacional, participaram do Curso de Formação de diplomatas do Instituto Rio Branco.

 

 

Fim do conteúdo da página