Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Cooperação Internacional
Início do conteúdo da página

Cooperação Internacional

O Instituto Rio Branco coordena a implantação dos acordos de cooperação internacional que abranjam memorandos de entendimento com outras academias diplomáticas, treinamento de diplomatas estrangeiros no Brasil e apoio para diplomatas brasileiros estudarem em academias diplomáticas estrangeiras.

É no escopo da cooperação internacional, por exemplo, que o Instituto recebe todos os anos, desde 1976, diplomatas estrangeiros bolsistas, que participam do Curso de Formação juntamente com os novos diplomatas. A demanda por atividades de cooperação com o Instituto nos últimos anos manteve-se superior à capacidade de oferta.

O programa de cooperação para a formação de diplomatas estrangeiros é executado com o apoio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e da Divisão da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (DCPLP), órgãos do Ministério das Relações Exteriores que se encarregam do custeio das passagens aéreas e das bolsas de estudo.

A presença dos diplomatas estrangeiros contribui para o enriquecimento da formação dos diplomatas brasileiros, os quais têm a oportunidade de iniciar suas carreiras com a experiência de convivência e compartilhamento de visões e ideias com colegas de diferentes países.

Desde 2002, o Instituto mantém programa de intercâmbio regular com o Instituto do Serviço Exterior da Nação, da Argentina, pelo qual cada instituição recebe anualmente em seu curso dois ex-alunos recentemente egressos da outra.

Até o presente, 245 diplomatas estrangeiros, oriundos de 54 países e um organismo internacional, participaram do curso de formação de diplomatas do Instituto Rio Branco.

registrado em:
Fim do conteúdo da página