Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Artigos > Percursos Diplomáticos > Palestra “Percursos Diplomáticos” com o embaixador João Clemente Baena Soares
Início do conteúdo da página

Palestra “Percursos Diplomáticos” com o embaixador João Clemente Baena Soares

O Instituto Rio Branco (IRBr), a Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) e o seu Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI) realizaram, no dia 28 de junho, no auditório do IRBr, a palestra “Percursos Diplomáticos”, com o  ex-secretário-geral do Itamaraty e  ex-secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), embaixador João Clemente Baena Soares.

Nascido em Belém do Pará em 1931, Baena Soares formou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e possui doutorado em Direito Público pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FND-UFRJ).

Em sua apresentação, o embaixador João Clemente expôs alguns aspectos marcantes de sua extensa trajetória no Itamaraty, iniciada em 1952. Foi chefe do Departamento de Organismos Internacionais, secretário especial de Assuntos Políticos e Econômicos da Área Internacional Multilateral e secretário geral das Relações Exteriores de 1979 até assumir seu primeiro mandato como secretário-geral da OEA, em junho de 1984. Nas duas eleições para esse cargo, em 1984 e em 1989, foi eleito por unanimidade. Foi ainda membro da Comissão de Direito Internacional da ONU.

Estiveram à mesa a diretora do IRBr, embaixadora Gisela Maria Figueiredo Padovan; a diretora do IPRI, embaixadora Maria Stela Pompeu Brasil Frota; e o presidente da FUNAG, ministro Roberto Goidanich.

registrado em:
Fim do conteúdo da página