Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Artigos > Notícias > HOMENAGEM - Joaquim Nabuco
Início do conteúdo da página

Homenagem - Thereza Maria Machado Quintella

imagem sem descrição.

Thereza Maria Machado Quintella é uma das homenageadas com seu nome numa das salas do Instituto Rio Branco (IRBr), do qual foi Diretora-Geral.

Nascida no Rio de Janeiro em 27 de março de 1938, a Embaixadora Thereza Quintela formou-se em letras em 1958 pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Instituto Santa Úrsula. Logo após decidiu seguir a carreira diplomática, ingressando na turma de 1959/1960 do IRBr, sendo uma das primeiras mulheres a seguir o Curso de Formação de Diplomatas.

Teve uma carreira muito exitosa, apesar dos obstáculos que teve de vencer por ser uma pioneira e símbolo da expansão da presença feminina do Itamaraty. Foi promovida a Ministra de Primeira Classe em 1987, mesmo ano em que passou a dirigir o IRBr, onde ficou até 1991, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo.

Foi Embaixadora em Viena de 1992 a 1994. De 1995 a 2001, foi Embaixadora do Brasil em Moscou, retornando em seguida a Brasilia, onde foi presidente da Fundação Alexandre de Gusmão entre 2001 e 2004. Em sua última remoção, já em 2005, a embaixadora assumiu o posto de cônsul-geral do Brasil em Los Angeles.

Abaixo o vídeo com a íntegra da palestra da embaixadora Thereza Maria Machado Quintella, realizada em 24 de novembro de 2017 no Auditório Paulo Nogueira Batista do MRE, onde a embaixadora conta um pouco de sua trajetória na carreira de diplomata. 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página