Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Artigos > Notícias > Publicado Edital de Abertura do CACD 2018
Início do conteúdo da página

O Mundo Islâmico: Sociedade, Cultura e Estado – 5ª edição

  Realizou-se, entre 4 e 8 de dezembro, no auditório do Instituto Rio Branco, a quinta edição do curso "O Mundo Islâmico: Sociedade, Cultura e Estado".

O evento é uma parceria entre a FAMBRAS (Federação das Associações Muçulmanas do Brasil) e o Ministério das Relações Exteriores, e conta com o apoio do Instituto Rio Branco, da Câmara de Comércio Árabe Brasileira e do Instituto da Cultura Árabe.

O curso visa a oferecer conhecimento mais profundo sobre o Islã e tem como público alvo pessoas que trabalham com políticas públicas no âmbito do relacionamento com países islâmicos. O evento contou com cerca de 80 participantes, entre diplomatas, alunos do Instituto Rio Branco, servidores da administração pública federal, militares e estudantes universitários.

O curso foi dividido em cinco módulos, um para cada dia: "Religião, Princípios e Estrutura Doutrinária", "História Civilizacional Islâmica", "Geopolítica: o Islã e a Contemporaneidade", "Geopolítica: o Islã e a Segurança" e "Islã: Economia, Mercado e Comércio Internacional".

Essa edição contou com uma inovação em relação às anteriores: ao final de cada módulo foram realizadas mesas de debates com a presença de acadêmicos e jornalistas.

Segundo Daniel Vidal, diplomata e aluno do Instituto Rio Branco, o curso é uma oportunidade para complementar a formação da atual turma de diplomatas: "considero que é bastante importante o fato de esse curso propiciar conhecimento sobre culturas e sobre maneiras de ver o mundo que são diferentes da nossa. O conhecimento é sempre positivo, é a base do diálogo, que é o ponto central da convivência democrática".

registrado em:
Fim do conteúdo da página